Workshop – Desenvolva a sua Multipotencialidade

Workshop Multipotencialidade

Multipotencialidade é um termo educacional e psicológico que faz referência à habilidade e preferência de uma pessoa, particularmente com forte curiosidade intelectual e/ou artística, em alcançar sucesso em duas ou mais áreas.

Pode, também, referir-se a um indivíduo cujos interesses ocupam vários campos ou áreas, em vez de serem focados em apenas um. Tais características são chamadas multipotencialidades, enquanto o termo “multipotenciais" foi sugerido como um nome para aqueles que possuem essa característica.

“Multipotencialidade é a capacidade de selecionar e desenvolver qualquer número de opções de carreira por causa de uma grande variedade de interesses, aptidões e habilidades (Frederickson & Rothney, 1972). A ampla gama de oportunidades disponíveis tende a aumentar a complexidade da tomada de decisões e a definição de metas, e pode atrasar a seleção da carreira. A multipotencialidade é uma constante preocupação dos alunos com QI moderadamente elevados (120-140), aqueles que são academicamente talentosos e aqueles que têm duas ou mais habilidades, mas muito diferentes, como a virtuosidade do violino a precocidade da matemática”.

Participe do Workshop
Veja mais detalhes sobre este workshop na página do Facebook. Confirme a sua presença e, em caso de dúvidas, mande-nos algo pelo Messenger.

Escolha para uma vida

Os nossos jovens e mesmo alguns dos nossos adultos são obrigados, ainda no limiar de 2020, a acreditar que terão de fazer escolhas profissionais e de carreira que jamais poderão ser alteradas ao longo da vida. A “receita do sucesso" parece apontar para uma definição antes mesmo dos 20 anos, que permanecerá por toda a vida. O sucesso e a felicidade? Em tese isto virá “com o tempo", embora o que vemos na atualidade pareça exatamente o oposto.

A multipotencialidade não é uma nova moda nos círculos empresariais ou algo mais a juntar nos currículos como suposta mais-valia, como a “proatividade" ou o “multi-tarefa". A multipotencialidade é uma propensão para desenvolver diversos interesses ao mesmo tempo. Isto parece um “poder", mas para muitos dos jovens soa mais como uma maldição.

A perda rápida de interesse por determinada disciplina, a falta de definição por uma carreira ou universidade, a sensação do “não é bem isto" após os primeiros dois ou três empregos. A multipotencialidade, aparentemente um “superpoder" à primeira vista, cria jovens e profissionais ansiosos, culpados, pouco produtivos e rodeados de incertezas. A consciência é o primeiro passo para “resolver" a si mesmo, quando se possui interesses variados e até mesmo conflitantes.

Escolhas “para uma vida" são, cada vez mais, uma promessa de ascensão e sucesso fácil, mas que não corresponde em absoluto à realidade – especialmente para quem está sempre a olhar e a buscar novos interesses.

Carlos Matos

Carlos Matos é jornalista, designer, PHP full-stack developer e possui livros publicados nas áreas de empreendedorismo, marketing, segurança do trabalho e temas transversais na educação.