O verão do seu filho – desenhar e ilustrar

O desenho e a ilustração integram, de certo modo, os conteúdos que as crianças e jovens têm nas escolas. No entanto, não se vai muito além em termos de desenvolver potencialidades e auxiliar no domínio das técnicas básicas destas disciplinas.
Algumas semanas nas férias não são suficientes para ensinar crianças a desenharem como mestres da pintura, mas podemos dar a elas e aos adolescentes noções de desenho geométrico, perspetiva, luz e sombra e outros fundamentos do desenho e da ilustração.
Porquê aprender desenho?
Há muita gente a desconsiderar o desenho e a pintura no contexto educativo. Para alguns, as artes não têm aplicação no mesmo patamar que a matemática ou as ciências.
Contudo, esta perceção pode ser enganosa, em especial quando levamos em conta a importância do desenho geométrico em áreas como a engenharia ou a arquitetura, assim como as noções de geometria espacial em imensos campos da ciência – da química à medicina.
Desenhar e representar ideias, criar organogramas e esquemas e ter boas noções de geometria são competências que poderão somar a qualquer caminho que os nossos filhos possam tomar.
O que iremos incluir nas atividades de verão?
Obviamente que iremos ministrar conceitos mais sofisticados aos adolescentes, mas mesmo para os pequenos, dos 6 aos 10 anos, preparamos imensas atividades com o intuito de desenvolver a capacidade de desenho, compreensão do espaço e expressão e comunicação por meio das imagens.
Com esta filosofia, distribuímos em várias das nossas atividades exercícios e jogos que irão desenvolver a relação que as crianças possuem com as ilustrações.