Sabes o que é um “chibi”?

Os animes e mangas, um estilo de banda desenhada e animações japonês que ganhou o mundo todo, constituem um universo inteiro à parte.
Há imensos tipos e subtipos dentro desta verdadeira cultura, que para além da banda desenhada e das séries de animação na TV inclui filmes, livros, jogos eletrónicos e toda uma indústria de brinquedos e produtos licenciados.
Em meio a este universo, há o que se conhece por “chibi“. O chibi é um tipo distinto de ilustração, presente em animes e mangas, mas com traços e estilos próprios.
Mas o que é um chibi?
Chibi (ちび ou literalmente “baixinho") é um termo japonês utilizado no contexto de anime ou manga para descrever um traço de desenho de personagem bastante estilizado, com cabeças maiores que o tamanho dos corpos, geralmente para obter um efeito cómico ou mais sentimental – ou mesmo “fofo".
Um traço marcante dos Chibi é o desenho muitas vezes sem narizes, com traços simplificados e geométricos para demonstrar as expressões e as emoções. Outras vezes, em vez de um corpo humano, o desenhista coloca a cabeça do personagem em um corpo ou com características de gato, cachorro ou algum outro bichinho.
Mesmo em animes “sérios", algumas cenas são desenhadas em estilo Chibi de modo a conceder um aspeto humorístico a determinada parte do enredo.


O nosso chibi
Para ilustrar este conceito, a equipa da Saber Ser criou o seu próprio exemplo de “Chibi“. Este é Pat, the Cat.
Os traços simplificados e sem detalhamento, em conjunção com expressões exageradas mas estilizadas e geométricas é a assinatura deste conceito de desenho.
E, claro, Pat, the Cat é uma criação nossa, mas toda a gente pode usar sem restrições. Para encontrar todas as ilustrações do gatinho, procure na nossa seção de storytelling.




